top of page

uma reflexão sobre formigas

  • Ana Carolina Albuquerque
  • 11 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2020

Se as formigas falassem elas seriam as melhores conselheiras porque te conhecem como ninguém. Elas já te viram nos seus melhores e piores momentos e conhecem exatamente quem você é e o que você faz quando chega em casa e não tem ninguém olhando.


- Sem querer ofender os arianos de plantão -, as formigas seriam como arianos se fossem gente como a gente: sem paciência e hostis, já que é exatamente esse o exemplo que passamos para elas enquanto as perseguimos.


Se as formigas entendessem metade do que acontece na cozinha elas saberiam exatamente quem pegou o último pedaço de bolo da geladeira e quem começou aquela briga. Sem contar que seriam as maiores fofoqueiras se soubessem falar:


– Você viu que a Regina fez o terceiro brigadeiro da semana depois que ela terminou com o Carlos????? Alguém não superou...


Mas quem disse que elas não entendem mesmo o que nós falamos? Vai me dizer que eu fui a única que viu uma formiguinha casualmente sentada na tomada do quarto ouvindo todas as coisas que eu falava para mim mesma? Não sei não...


Tenho uma relação de compaixão – não diria amor, por isso compaixão – e ódio pelas formigas.


Se eu me sinto mal quando esqueço delas quando cai a letra F na adedonha e eu deixo o quadradinho de animal em branco? Sim. Às vezes me pego pensando que elas não servem para nada além de fazer bem para os nossos olhos. Elas podem ter as funções delas dentro dos formigueiros, mas e fora deles? Quem sentiria falta delas se simplesmente desaparecessem?


Agora, se eu odeio ter que pensar três vezes antes de escolher o lugar ideal da cozinha para deixar o bolo para que elas não devorem ele inteiro? Pode apostar.


Se tem uma coisa que eu admiro nelas, no entanto, é a insistência que elas têm de nunca largarem do seu pé (ou da sua comida). O que minha mãe acha disso? Insensibilidade da parte delas. Já eu acho que isso mostra, ironicamente, uma determinação imensa que eu, sinceramente, queria ter.


Resumo da ópera: provavelmente a ira contra elas vai continuar, mas pelo menos foi uma ira pensada. Pelo menos viajamos um pouco até chegar na conclusão de qu


~ interrupção intencional ~


Será que chegamos a alguma conclusão?


Ana Carolina Albuquerque

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


bfalbuquerque
26 de jun. de 2020

Curti essa parada de amar e odiar as formiguinhas. Elas sempre foram minha inspiração pra trabalhar em equipe. Saudades delas...


Curtir

Maria Fernanda Albuquerque
Maria Fernanda Albuquerque
12 de jun. de 2020

Aaa bem profundo, como a água do mar...

Curtir

©2022 por carol :)

bottom of page